Bom Conselho-PE,

Ensino Médio

O papel fundamental do Ensino Médio é preparar para a vida, qualificar para a cidadania e capacitar para o aprendizado permanente. Além de promover a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos, essa etapa do processo de aprendizagem deve contribuir para o aprimoramento pessoal, para a formação ética, para a autonomia intelectual e para o embasamento de um raciocínio crítico.

A legislação em vigor propõe metas para o Ensino Médio que deem continuidade e aprofundamento ao Ensino Fundamental. Este se inicia no estudo da escola e termina no estudo do mundo, considerando a interdisciplinaridade e a contextualização de forma que possibilite ao educando a construção de sua identidade e o exercício da cidadania.

Nos últimos anos, o mundo todo se envolveu com a globalização, vivendo constante processo de transformação por meio do avanço, das inovações tecnológicas e da informatização.

          Diante desse contexto, o Ensino Médio do Colégio de Nossa Senhora do Bom Conselho tem  necessidade de ofertar um ensino baseado em princípios de flexibilidade, permanência, adaptação, habilidade de análise e síntese, leitura de sinais e agilidade nas tomadas de decisões, propiciando o desenvolvimento de atividades interdisciplinares  e contextualizadas.

       Visando ao desenvolvimento tecnológico, sociocultural e de linguagem, a legislação em vigor propõe um currículo que se fundamenta no desenvolvimento dos valores estéticos, políticos e éticos, estimulando a sensibilidade, a criatividade, a afetividade e o respeito à adversidade.

    O Colégio de Nossa Senhora do Bom Conselho buscando garantir um ensino de qualidade a partir da apropriação de novas concepções teórico-metodológicas numa perspectiva crítico-transformadora, tem como objetivo:

Formar alunos com sólidos conhecimentos e habilidades, que desenvolvam hábitos intelectuais e técnicas de trabalho que lhes permitam prosseguir os estudos com competência. Formar pessoas que atuem de forma ativa na vida social e cultural, que respeitem os direitos, as liberdades fundamentais do ser humano e os princípios da convivência democrática:

      Para alcançar esses objetivos, a metodologia adotada inclui o aprofundamento em questões como o autoconhecimento, a elaboração de projetos, o conhecimento da realidade do mercado profissional, noções sobre antigas e novas carreiras, bem como,o contato direto com profissionais de cada área profissional.