Bom Conselho-PE,

Histórico da Bandeira

A cor azul da Bandeira representa os céus de Bom Conselho, simboliza a nobreza, o zelo e a lealdade da juventude bonconselhense que cresce sob o olhar da Mãe do Bom Conselho. O metal do campo do escudo em forma de triângulo é símbolo heráldico da paz, trabalho, religiosidade e pureza. O triângulo nos lembra a Trindade Santíssima, o sentido comunitário, a unidade na qual se deve fundamentar a família, base imprescindível da sociedade.

A cruz pereniza no escudo do Colégio de Nossa Senhora do Bom Conselho, o primeiro símbolo da fé a tremular nas terras de Papacaça, trazido pelo grande Capuchinho, Frei Caeteno de Messina, símbolo da cristandade.

A cor vermelha é símbolo de dedicação, amor pátrio, intrepidez e coragem.

O livro, simbolizando o saber, representa a intenção que teve Frei Caetano de Messina ao fundar o Colégio de Nossa Senhora do Bom Conselho: levar a juventude a Deus através da educação. Traz o lema: "Por Deus e pela Pátria".

A cor verde na base do triângulo simboliza civilidade, abundância; é a cor simbólica da esperança; lembra os grandes montes da região.

Irmã Goretti Freire Vieira