Bom Conselho-PE,

Psicólogia Escolar

O PAPEL DO PSICÓLOGO ESCOLAR

A Psicologia Escolar é uma das áreas de atuação do campo da Psicologia que vem se estruturando ao longo dos anos e firmando seu verdadeiro papel de atuação dentro das Instituições Educacionais. Quando falamos em Psicologia é comum notarmos, ainda nos dias atuais, um enfoque voltado apenas aos moldes clínicos, aquele da avaliação e tratamento da doença, porém sabemos que a mesma tem sido diferencial nas diversas áreas, não se restringindo aos consultórios, mas também, colaborando, nos diversos âmbitos, com avaliações, diagnósticos, orientações, intervenções, acessórias, formações e pesquisa.

No que se refere mais especificamente a Psicologia Escolar, percebemos que desde a década de 80 entendeu-se a necessidade de mudar o foco de ação dos profissionais inseridos nesta área, abandonando o olhar apenas clínico para entender o indivíduo de forma sistêmica, incluindo uma visão cultural e histórica da escola e dos processos educativos, valorizando-se assim o modelo pedagógico.

Hoje o Psicólogo Escolar faz parte da equipe multiprofissional da escola, e busca fortalecer as ações pedagógicas com seu conhecimento sobre os estágios do desenvolvimento humano, estilos de aprender, individualidade das aptidões e interesses e conscientização de papéis sociais do indivíduo. Estes aspectos estão intimamente ligados com os processos de ensino-aprendizagem.

Cabe ao Psicólogo Escolar não dirigir suas atividades apenas aos alunos, mas a toda comunidade escolar, promovendo a saúde mental através de trabalhos preventivos que despertem a transformação pessoal e social daqueles que estão inseridos neste espaço Institucional.  Ampliar o método tradicional de atuação que se resume a avaliação, diagnóstico, atendimento e encaminhamento de crianças com dificuldades de aprendizagem, a ações que visem compreender a gênese de tais dificuldades, a fim de delinear estratégias de resolução junto com profissionais e responsáveis no processo educativo superando problemas detectados.

Andréa Colatino Lucena Benjoino

CRP 02/11939

Formação- Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Psicóloga do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho (CNSBC)