Bom Conselho-PE,

Serviços

CATEQUESE DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO A IMPOTANCIA DOS ENCONTROS DA CATEQUESE

Os encontros de catequese visam levar os catequizando a uma viva experiência de fé, a um verdadeiro encontro com Cristo, em um clima comunitário, de amizade, de união. Este encontro é um dom divino, revelando-se assim um inestimável tesouro, como nos diz o Documento de Aparecida: “Conhecer a Jesus Cristo é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria” [4].

O encontro com Cristo é necessário sempre recordá-lo e reavivá-lo. São grandes as possibilidades e muitos os meios culturais que a catequese pode utilizar para ajudar as pessoas a encontrar Jesus Cristo.  Além de vários meios espirituais, podem ser usados todos os recursos que a nossa cultura nos oferece como, por exemplo, os da cultura midiática, desde os tradicionais como jornal, televisão, rádio, até os mais modernos como internet e outros, todos podem estar a serviço da Palavra de Deus, para que Cristo seja amado e conhecido. A catequese tem este único fim: servir ao homem, para que ele possa encontrar Jesus Cristo, a fim de que Ele possa levar todos a percorrer a estrada da vida nova.

É preciso que nos conscientizemos que a catequese não é um momento, mas antes uma prática, uma atitude que começa na família e se estende até a comunidade cristã. Que para educar hoje na fé as crianças e os adolescentes, é necessário inovar, mas não deixar as práticas antigas, raízes de nossa fé, isto é: a oração, a missa, o comprometimento com a comunidade local entre outras coisas que devem ser praticado em família. A catequese não acontece uma vez por semana quando o catequizando está junto ao catequista, que basta deixá-la na frente do colégio e vir buscá-lo depois, isso é parte de uma grande estrutura que envolve a dinâmica de tornar esta criança, este adolescente um cristão comprometido com o Reino de Deus, com a Palavra de Deus, com a sua comunidade, com sua família, consigo mesmo. Procurando criar uma nova postura ante uma sociedade que privilegia o passageiro, o momentâneo, o fugaz. É preciso que os catequizados provem do amor cristão, componente este que somente pais conscientes, ligados a uma comunidade cristã, vivendo o amor fraterno e diálogos em família podem propiciar a eles. Depois isto será contemplado com aprofundamento dos mistérios cristãos da vida na comunidade sacramental.

Os Encontros de Catequese do CNSBC acontecem todas as quartas-feiras às 14h, com os seguintes grupos: Pré – Catequese, Preparação para Primeira Eucaristia e Perseverança.

Galeria de Fotos